Paz e Fogo. O SENHOR ESTEJA CONOSCO.
Com este título "Penso, logo existo!", inicio a presente postagem com o intuito de fazer-te refletir ou simplesmente viajar junto comigo neste ambiente virtual.
Acredito (EU) que, para se chegar a uma tese tão óbvia e complexa, foi necessário um longo período de reflexão, busca notória do saber e, acima de tudo, revelação da VERDADE EXISTENCIAL.
É sabido que desde sempre a humanidade buscou um "porquê" para tudo, a começar por perguntas básicas, como: "Quem sou eu?", "De onde venho?", "Para onde vou?"; enfim, uma série de dúvidas acerca da própria vida, fazendo que, mesmo sem se dar conta, entrasse em um processo de estudo e análise, do que se sobressaiu um CONHECIMENTO prévio sobre sua natureza.
Lembremo-nos sempre que, conforme consta na Bíblia, o homem é um fruto das mãos de Deus, que lhe soprou a partir do barro (versão Teológica da Vida, a qual me fundamento).
Outrossim, levando-se em conta esse argumento, tudo aquilo que o homem tem ao alcance é presente deste criador: a terra, mar e céus. Esta é uma versão bem cotidiana e de fácil compreensão encontrada, em regra, junto ao Catecismo Católico.
Neste intuito, já aprofundando mais, te proponho a presente pergunta:
"A inteligência humana também é presente de Deus? E para que ela serve? Para colocar o homem contra Deus?"
Pense...(10 segundos)
A resposta que se deve chegar é que SIM, a inteligência humana é presente de Deus e serve, única e exclusivamente, para que o homem perceba e/ou conclui que lhe é dado conhecer, pensar e ser "tanto quanto" Deus é, em relação aos tópicos aqui elencados.
Hoje, na aula de Método Científico da Prof. Márcia Bicalho, li um dos melhores textos da minha vida, vez que ele me fez refletir e, entre outras coisas, o que mais me chamou atenção foi o motivo de não mais existirem questionamentos acerca das VERDADES que nos são impostas, vejamos:
"Filosofia é um jogo de linguagem, um jeito de usar as palavras. Na filosofia, a gente usa as palavras para entender as palavras. Wittgenstein definiu esse jogo de palavras chamado filosofia como "uma batalha contra o feitiço da nossa inteligência por meio da linguagem". Frequentemente as pessoas ficam emburrecidas em decorrência das palavras que ficam grudadas na sua inteligência. Tenho notado, por exemplo, que a palavra "Deus" (vejam; eu disse "a palavra" - não disse "Deus". Deus está além das palavras.) é uma das palavras que mais se agarram à inteligência, fazendo com que as pessoas parem de pensar. "
Note-se que, o ato de pensar é algo inerente ao ser humano, haja vista que desde o início de sua existência acompanha o homem. Ante esse pressuposto lógico destaco a última parte do parágrafo, pois tantas pessoas se vêm coagidas a acreditar numa "verdade" pelo simples fato de envolver o nome de DEUS. Todos os dias vejo nas audiências o Santo Nome tomado em vão ("Eu juro por Deus que sou inocente!".
Entretanto, o enfoque maior que se faz é ao simples motivo de que em todos os lugares você verá pessoas que usam o nome de Deus (veja o NOME e não a GRAÇA) para alferir benefícios próprios ou simplesmente para sustentar um status. Isso é a coisa que mais se vê no mundo aí a fora. Faço uma crítica direta a alguns "pastores" protestantes (como p. ex.: http://www.youtube.com/watch?v=Z_KUk3Qq3Nk&feature=related), dizendo que estes atos também estão presentes em todos os ambientes, até mesmo nos Grupos de Oração.
Destaque-se ainda:
"Quem fica enfeitiçado, é bem sabido, entra em transe, começa a dançar e não pára. Dizem que a madrasta da Branca de Neve dançou até morrer. É fácil identificar a pessoa cuja inteligência está enfeitiçada por uma palavra: ela só sabe dançar uma dança só. E quem só sabe jogar um jogo de linguagem fica burro. E chato. Porque a inteligência acontece precisamente nos saltos entre danças diferentes".
A bem da verdade, é um tanto quanto repugnante pessoas que insistem em dançar uma dança só: a que é ditada pelos outros. No texto em tela enfatiza-se o papel do cientista como um ser inovador, obrigado não apenas com o aperfeiçoamento das verdades já encontradas, mas com uma nova temática, um novo OLHAR, haja vista que todo cientista ou pesquisador, em regra, é livre para estudar aquilo que achar conveniente.
No mais, gize-se a intensidade desta afirmação:
É preciso notar que o que enfeitiça é sempre uma coisa "fascinante". "Fascínio" - no Latim fascitatio - que dizer "encantamento mágico", "feitiço". O símbolo mágico do objeto fascinante: a maçã - coisa linda, deliciosa, desejável - lugar do conhecimento.
(...)Daí o poder enfeitiçante - paralisante da fórmula "Isso não é científico" . Meu amigo, aquele que invadiu meu escritório, viu paralisado o canto do seu sabiá, quando essa fórmula lhe foi pronunciada pelos feiticeiros da ciência. Veio em busca de socorro. Queria as palavras para quebrar o feitiço.
É o que comecei a fazer e irei fazendo. Porque amo muito a ciência. Quero que os pescadores continuem a pescar e a preparar os peixes deliciosos que eles pescam no rio da realidade. Mas quero que os pescadores sejam capazes também de ouvir o canto do sabiá que nenhuma rede pode pegar. Por vezes, o canto do sabiá é mais importante que um peixe que se pesca. Ou, para quem não entende: por vezes um poema, uma sonata, uma quadro, são mais importantes para a vida e a alegria que artefatos de saber e tecnologia. Precisamos dos dois: do conhecimento e da beleza. Mas beleza não é científica.
Registre-se por oportuno que a intenção da presente postagem não é outra, senão levar o leitor a pensar, refletir e se dar conta de uma capacidade inerente sua: PENSAR. O ato de pensar mudou a vida de poucos e, na nossa vida, se combinado com a ação fortalecedora de Deus há de trazer uma liberdade imensa, capaz de dar-nos uma única certeza: SOMOS CAPAZES!
Tenho a plena certeza de que no mundo inteiro existem pessoas que seguram os ideais de outros, prendendo seus talentos e os explorando para proveito próprio, limitando o campo de atuação deste "cientista", como diz nosso Senhor, "(...) quem tem ouvidos, ouça!"
Analise e veja que minhas últimas postagens têm se voltado a este "motim" intelectual que, aliado a Vontade de Deus, trará a VERDADE para a vida dos viventes, haja vista que os presentes de Deus para nossa vida estão sendo abafados, simplesmente pelos caprichos humanos.
Destarte, entenda o que lhe digo e seja livre de uma vez por todas.
Se tiver dúvidas me mande e-mail: elvis_barbosa_16@hotmail.com



Um comentário:
Muito bom seu pensamento sobre este tema, inspirados por Deus meu amigo.Que o próprio Deus te ilumine e te leve a caminhar nos mais profundos enlaces da inteligência humana fazendo com que possas evangelizar e assim como Pedro possas ser pescador de almas para o Reino de Deus...
Postar um comentário