sábado, 5 de maio de 2012

Amor de Deus

Impossível falar em 'Fé e Conversão' sem passar por um tema simples e cotidiano, porém tão esquecido e banalizado: o AMOR DE DEUS.

Talvez muitos desistirão de ler essa postagem por saber que ela trata-se de algo tão falado e tão 'gritado' pelas ruas e esquinas, de modo que algo tão fortalecedor como "JESUS TE AMA" tornou-se 'vírgula' graças a falsas ideologias vividas e apregoadas por alguns que não tem sequer vontade de repassar.

Algumas perguntas pertinentes: 
- O que é o AMOR? Quem é Deus? Que tipo de amor tenho vivido? Humano? Carnal? Divino? Eu amo? Eu me amo? Eu amo meus irmãos?

Inicialmente, a história de AMOR de Deus para conosco, surge antes mesmo de Jesus, inicia-se com as primeiras manifestações de amor de Deus para com o povo de Israel. Tal história pode ser comprovada pela simples leitura do Pentateuco, especialmente, o Livro do Êxodo, no qual Deus liberta o povo de Israel das mãos de um Faraó (que os explorava a fim de manter o seu Poder). Enfim, falar do amor de Deus é meditar a VERDADE de Deus em nossa vida.
Pare um instante e medite as pequenas coisas que Deus tem feito em seu favor...
Impressionante ver a forma com a qual a Igreja e a própria Bíblia (fruto da compilação e estruturação de monges católicos), vamos conferir o Parágrafo nº 219 e ss. do Catecismo Católico:

DEUS É AMOR
218. No decorrer da sua história, Israel pôde descobrir que Deus só tinha uma razão para Se lhe ter revelado e o ter escolhido, de entre todos os povos, para ser o seu povo: o seu amor gratuito (19). E Israel compreendeu, graças aos seus profetas, que foi também por amor que Deus não deixou de o salvar (20) e de lhe perdoar a sua infidelidade e os seus pecados (21).219. O amor de Deus para com Israel é comparado ao amor dum pai para com o seu filho(22). Este amor é mais forte que o de uma mãe para com os seus filhos (23). Deus ama o seu povo, mais que um esposo a sua bem-amada (24); este amor vencerá mesmo as piores infidelidades (25); e chegará ao mais precioso de todos os dons: «Deus amou de tal maneira o mundo, que lhe entregou o seu Filho Único» (Jo 3, 16).220. O amor de Deus é «eterno» (Is 54, 8): «Ainda que as montanhas se desloquem e vacilem as colinas, o meu amor não te abandonará» (Is 54, 10). «Amei-te com amor eterno: por isso, guardei o meu favor para contigo» (Jr 31, 3).221. São João irá ainda mais longe, ao afirmar: «Deus é Amor» (1 Jo 4, 8, 16): a própria essência de Deus é Amor. Ao enviar, na plenitude dos tempos, o seu Filho único e o Espírito de Amor, Deus revela o seu segredo mais íntimo ": Ele próprio é eternamente permuta de amor: Pai, Filho e Espírito Santo; e destinou-nos a tomar parte nessa comunhão.

Falar em amor é, como o próprio João narra, é falar em Deus, é falar em doação, em renúncia, em batismo no Espírito Santo, em fidelidade, em escuta, em JESUS. São João mesmo nos exorta sobre a forma que devemos viver esse amor:  "Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade." (Cf. I JO 3, 18).
Talvez você e eu tenhamos amado, tenhamos ouvido palavras belas e ilusórias, porém viver no amor e na fé, poucos tivemos essa ousadia. Que é amor é esse que tem aparecido em nossas vidas para nos roubar o melhor? Que amor é esse que só aproveita-se de nossos dons e talentos? Que amor é esse que tira nossa integridade e nossa identidade?
Nós temos visto várias formas de 'amor' sendo repassadas em meios de comunicação, em locais dos mais diversos, porém será que isso realmente tem sido amor?
O amor de Deus é esse que surge para reparar nossos erros. Esses dias eu meditava: "Nada que fiz, faça ou venha a fazer, seja de bom ou de ruim, vai aumentar ou diminuir o amor de Deus por mim!". Não há um termômetro para o amor de Deus, nem tampouco nenhuma forma conhecida de saber quanto amor Deus tem por nós, uma vez que não poupou seu próprio filho, mas o deu em expiação de nossos pecados.
Assim, inexiste motivo para que duvidemos da FIDELIDADE de DEUS para conosco, pois "...ainda que sejamos infiéis, Deus permanece fiel" e não pode desdizer-se.
Através da ação do Espírito Santo, reconhecemos que Deus age em nossa vida, Ele nos revela quem é e onde está Deus. O Espírito dá testemunho  da VERDADE e supre as lacunas que, por ventura, ainda existam em nosso coração.

Se nós não temos tido amor em nosso coração, é porque ainda não encontramos Deus em nossa vida. E se nós já encontramos Deus e não conseguimos nos desapegar das paixões carnais, é porque ainda não o amamos da forma que Ele nos ama. Pois Deus nos amou tanto que desapegou-se do amor pelo seu próprio Filho, a ponto de dar-Lhe como missão o maior SACRIFÍCIO: o da VIDA!
O que muito me fascina em Jesus é a sua constância e seu equilíbrio, pois Ele sabia qual sua missão, mas desempenhava prudentemente dia após dia suas atividades, de modo que não percebiam que Ele mesmo se degladiava e angustiava por saber que a sua hora se aproximava.

Acredite, " (...) não há amor maior do que Aquele que dá sua vida pelos seus amigos."
Se você tem sido amado(a), mas esse amor não tem coragem de dar a vida por ti, talvez isso não seja amor, seja interesse ou ilusão!