Bendito e louvado seja o nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.
A presente postagem dá-se em proveito do Tempo de Quaresma, o qual estamos vivendo (enquanto Igreja Católica), abordando um tema um indispensável para nossa Santificação, qual seja, O SACRAMENTO DA CONFISSÃO.
Um grande sábio da Igreja já dizia: "SABE PORQUE OS CONSULTÓRIOS PSIQUIÁTRICOS ESTÃO SEMPRE LOTADOS?"
Resposta:
"PORQUE OS CONFISSIONÁRIOS ESTÃO VAZIOS" (Beato João Paulo II)
"PORQUE OS CONFISSIONÁRIOS ESTÃO VAZIOS" (Beato João Paulo II)
Inicialmente gostaria de fazer uma abordagem bíblica da origem deste Sacramento. Narra o Livro do Gênesis que Abraão foi constituído Sacerdote e muitas pessoas iam até ele confessar PUBLICAMENTE suas faltas, oferecendo, entre outras coisas, sangue de animais para reparar o "dano" causado (cf. Pr. 28,13; Lv. 5,5; Nm. 5,7), ou seja, no Antigo Testamento é notório que as culpas eram perdoadas em confissão comunitária e aquele (a) que desejava absolvição tinha que acusar seus pecados na frente de todos.
Note-se, ainda, que João Batista, conforme narrativa de Mt. 3,3, reunia as pessoas às margens do rio Jordão, a fim de que eles confessassem seus pecados para receber o batismo. Assim, compreende-se que o Sacramento da Confissão é anterior ao próprio Cristo e também à Igreja.
- Pergunta: O QUE É CONFISSÃO?
O Catecismo ensina que a Confissão é dota de atos ( cf. §1491), são eles: a) exame de consciência; b) contrição/arrependimento; e c) declaração dos pecados ao sacerdote. Assim, nós, reconcilia-mo-nos com Deus e com a Igreja por meio da absolvição deixada por Jesus aos apóstolos (cf. Jo. 20,23), ou seja, aqueles a quem Ele deu autoridade (Leia os §§ 1455-1456).
Dizer: "Eu não me confesso com os padres porque eles são pecadores!"; é o mesmo que dizer: "Eu não vou me consultar com um médico porque ele também pode ficar doente!"
A título de exemplo, tivemos o Beato João Paulo II (já citado) que se confessava uma vez por mês. Pensemos: "Se o Papa se confessava uma vez por mês, avalie eu?"
Muitas religiões questionam esse Sacramento, porém a Igreja o perpetua, resgatando-o através de Jesus. Antes, doava-se sangue de animais, hoje, como sacrifício, tem-se o sangue do Filho de Deus... Do próprio Cristo que padeceu por nossos pecados. Para nós, Católicos, é dever confessar-se, ao menos uma vez por ano, preferencialmente, no tempo da Quaresma, fazendo que celebremos dignamente a Páscoa do Senhor.
Não se questiona que o arrependimento sincero, cumulado com o desejo de não mais pecar e a satisfação feita a Deus e aos prejudicados, eram, no Antigo Testamento, condições necessárias para obter o perdão. O mesmo vale hoje para os que DESCONHECEM JESUS e seu Evangelho; para os que não têm nenhuma nenhuma oportunidade de se confessar, ou seja, as exceções. Certamente, é mister para todo cristão ser mais humildade e acreditar na veracidade e obrigatoriedade das palavras de Cristo Ressuscitado, com as quais Ele instituiu o sacramento da reconciliação, abrindo as portas para o encontro com Deus e reencontro com os irmãos e a Igreja.
Ouvi um testemunho ontem de um homem que só tinha se confessado para se casar e, de repente, após anos de casamento descobriu que tinha cancer na próstata. Então ele foi a um Ministro de Pregação, para que ele orasse pela enfermidade. Daí o pregador perguntou qual a última vez que ele tinha se confessado, tendo como resposta que só tinha se confessado no casamentou (25 / 30 anos atrás), motivo pelo qual o mesmo fora orientado a confessar-se, porém ele se negou. Na mesma noite teve um sonho com "El Capieta" que vinha buscá-lo para ...(você sabe onde). Ele acordou assustado e no dia seguinte correu à Igreja para confessar-se. Depois do feito ao chegar lá o pregador disse: "Sua doença foi vencida!"... Dias depois ele voltou com exames que comprovavam a cura.
Eu não duvido que o sacramento da reconciliação tenha esse poder, pois o Apóstolo Paulo disse que "... por causa deles (nossos pecados) é que temos tantos enfermos, coxos e paralíticos"; fazendo que inexista motivo para eu não acreditar na eficácia do perdão concedido pelos sacerdotes em nome de Jesus e da Igreja.
Concluindo... convido você a fazer um bom exame de consciência, buscar um Sacerdote e declarar a ele seus pecados e acreditar na absolvição que Jesus, por meio dele, opera em ti! Acredite, Deus é contigo! Nada melhor que provar desta misericórdia infinita do Senhor.
Abraço Fraterno, Elvis B.

