Bendito seja o nome do Senhor Jesus Cristo, esposo fiel da Igreja e que me mandou propagar essa efusão grandiosa do Espírito.
Para maior Glória de Deus, foi criada uma instituição que perdurou séculos, intervindo na maior parte da história, influindo DIRETAMENTE na atual sociedade. Se ainda não percebestes de qual instituição estou falando, eu digo abertamente: Igreja Católica Apostólica Romana. Logo, na presente postagem, pretendo falar desta imensa, única e Santa instituição criada pelo próprio Jesus.
Antes de mais nada, gosto de recordar que a Igreja foi um sonho arquitetado pelo Deus Criador (entende?), Ele deixou-se conhecer e cada vez mais desejava dar-nos participar da Sua Divindade. Por eras, séculos, manifestou-se através dos profetas que, desde o antigo testamento, faziam questões de agrupar os fiéis, constituindo-os como povo de Deus. De tal sorte, o próprio Deus fez aliança com o povo de Israel, prometendo-lhe liberdade do jugo. Tal promessa veio concretizar-se em Cristo Jesus.
Com efeito, a Igreja foi criada a partir da pregação de Jesus e, por Ele mesmo fora constituída como Aquela que terá força até mesmo sobre as portas do Inferno não prevalecerão sobre Ela, ou seja, o próprio Jesus profetizou que nenhum força, senão a Divina, haverá que interferir nos rumos desta Igreja.
Acho ainda mais encantador o fato do Catecismo afirmar que a nossa Igreja antes de ser Petrina (S. Pedro), foi Mariana, ou seja, Maria quem aceitou o plano do Senhor, permitindo que seu ventre gerasse o Filho do Homem. Assim sendo, por ser Mãe de Jesus e da Igreja, por que não chamá-la de nossa Mãe também?
É comum ouvir que a Igreja nasce com o sangue e a água que jorram das chagas do Senhor, haja vista que aquele é o momento da Revolução, aquele foi o momento em que, de fato, tudo se consumou. Ressalte-se que, originalmente, o próprio Cristo quem deu a Pedro a missão continuar o trabalho por Ele iniciado, afirmando que sobre o próprio Pedro seria construída a Igreja (Cf. Mt. 16,18). Ato contínuo, por volta do ano 30, houve o Pentecoste, ocasião em que Maria, Pedro e os Apóstolos receberam o Batismo do Espírito Santo, empós o que puderam então sair para dar continuidade ao anúncio Evangélico.
Em Pentecostes, "a Igreja se manifestou publicamente diante da multidão e começou a difusão do Evangelho com a pregação" (Ad Gentes, n. 4). Esta assembléia inicial, esta kahal, ekklesia, igreja, é o princípio. Recebida a ação do Paráclito, manifestando, então, o prodígio das línguas, Pedro dirigiu-se à multidão reunida na praça e fez uma memorável pregação. Muitos se converteram, especialmente judeus vindos da Diáspora. Estes levaram a Boa Nova aos seus locais de origem, o que provocou o surgimento, bem cedo, de comunidades cristãs em Damasco, Antioquia, Alexandria e mesmo em Roma. Alguns helenistas, no entanto, permaneceram em Jerusalém. Para cuidar de suas necessidades materiais, os apóstolos escolheram sete diáconos.
Em Pentecostes, "a Igreja se manifestou publicamente diante da multidão e começou a difusão do Evangelho com a pregação" (Ad Gentes, n. 4). Esta assembléia inicial, esta kahal, ekklesia, igreja, é o princípio. Recebida a ação do Paráclito, manifestando, então, o prodígio das línguas, Pedro dirigiu-se à multidão reunida na praça e fez uma memorável pregação. Muitos se converteram, especialmente judeus vindos da Diáspora. Estes levaram a Boa Nova aos seus locais de origem, o que provocou o surgimento, bem cedo, de comunidades cristãs em Damasco, Antioquia, Alexandria e mesmo em Roma. Alguns helenistas, no entanto, permaneceram em Jerusalém. Para cuidar de suas necessidades materiais, os apóstolos escolheram sete diáconos.
Filipe, um dos sete, evangelizou em Samaria (foi lá que Simão, o Mago, ofereceu dinheiro aos apóstolos Pedro e João em troca do Espírito Santo, donde o termo simonia - tráfico de coisas sagradas e de bens espirituais) e anunciou à Boa Nova a um etíope, funcionário da casa real de Candace. Estevão era o diácono que mais se destacava. Por sua pregação incisiva, é detido pelas autoridades judaicas, julgado e apedrejado como blasfemador. Torna-se o primeiro mártir da História da Igreja. Enquanto é assassinado, perdoa os seus perseguidores e entrega, confiante, a sua vida nas mãos de Jesus. O manto de Estevão foi deixado aos pés de um jovem admirador do ideal farisaico chamado Saulo.
Então, a partir da conversão de Saulo e sua consequente união a Jesus e aos apóstolos, a pregação expandiu-se, indo cada vez a locais mais distantes.
É sabido que a manifestação da fé em Jesus Cristo era proibida, ou seja, era difícil encontrar 'loucos' que assumissem ser cristãos. Se era difícil manifestar uma fé cristã, avalie construir um templo cristão?
Pois bem, nos idos do ano 200 D.C. é que começaram a surgir as primeiras Igrejas (Templos), as quais, segundo o Código Canônico, são tidas como "um edifício sagrado dedicado ao culto divino, principalmente para que possa ser usado por todos os fiéis para o exercício público do culto", ou seja, não é um lugar qualquer récem alugado, como vemos por aí a fora.
Cumpre regsitrar que no mesmo local em que Pedro foi supliciado, foi construído o mais importante monumento Católico: A Basílica de São Pedro, hoje inserta no Estado do Vaticano.
É imprescindível destacar que nossa história foi feita com o sangue de homens, a começar por Cristo, que não se omitiram em fazer o necessário para levantar a Salvação adiante e, acima de tudo, defender sua Fé! Se fosse falar aqui faria uma postagem gigantesca, a qual abarcaria as construções, monumentos, decretos, livros, Código Canônico, os Papas, a Confecção da Bíblia etc.
Uma coisa eu afirmo, não vale a pena abandonar Aquela que tem um arcabouço bimilenar para aderir à falsas doutrinas que, sem dúvida, surgem por estrita desobediência.
Por fim, desejo deixar consignados os atributos da Igreja: Católica, Apostólica, Santa e Una.
Inicialmente, a Igreja é Católica, termo que "significa 'universal' no sentido de 'segundo a totalidade' ou 'segundo a integralidade'. A Igreja é católica em duplo sentido. É católica porque Cristo está presente. (...)Ela é católica porque é enviada em missão por Cristo à universalidade do gênero humano" (Cf. §§ 830-831). A Igreja é apostólica por ser fundada sobre os apóstolos, e isto é em um tríplice sentido: a) foi e continua sendo construída sobre o fundamento dos apóstolos; b) ela conserva e transmite, com a ajuda do Espírito que nela habita, o ensinamento, o depósito preciso, as palavras ouvidas da boca dos apóstolos; e c) ela continua a ser ensinada, santificada e dirigida pelos apóstolos, até a volta de Cristo.A Igreja é indefectivelmente santa, sem mancha e sem ruga, porque o próprio Deus nela habita, santificando-a por sua presença. Cristo (Filho de Deus) que com o Pai e o Espírito Santo é proclamado o "único Santo", amou a Igreja como sua esposa. Por ela se entregou com o fim de Santificá-la. Uniu-se a si como seu corpo e cumulou-a com o dom do Espírito Santo, para a Glória de Deus. (§ 823). O pecado dos fiéis não lhe pertence. Só em sentido derivado e indireto se pode falar de "Igreja pecadora". A Igreja é UNA por sua fonte: "Deste mistério o modelo supremo e o princípio é a unidade de um só Deus na Trindade de pessoas, Pai e Filho no Espírito Santo. A Igreja é UNA por seu fundador: "Pois o próprio Filho encarnado, príncipe da paz, por sua cruz reconciliou todos os homens com Deus, reestabelecendo a união de todos em um só povo, em um só corpo".
Amado (a), isso é tradição, esta é a IGREJA. Em todas as Igrejas Católicas do mundo, hoje (agora), onde quer que haja uma Celebração ela está interligada à esta Instituição sagrada. Sempre que nos reunimos, participamos do mesmo sacrifício que Jesus nos mandou celebrar desde sua última ceia, em memória dEle e com a sua presença eucarística. Quando estiveres fraco, sem rumo, sem resposta, sem sentido, vá à Santa Missa. E encontre o sentido único desta imensa religião!



Nenhum comentário:
Postar um comentário