terça-feira, 17 de janeiro de 2012

História da Igreja Mãe

Bendito seja o nome do Senhor Jesus Cristo, esposo fiel da Igreja e que me mandou propagar essa efusão grandiosa do Espírito.

Para maior Glória de Deus, foi criada uma instituição que perdurou séculos, intervindo na maior parte da história, influindo DIRETAMENTE na atual sociedade. Se ainda não percebestes de qual instituição estou falando, eu digo abertamente: Igreja Católica Apostólica Romana. Logo, na presente postagem, pretendo falar desta imensa, única e Santa instituição criada pelo próprio Jesus.


Antes de mais nada, gosto de recordar que a Igreja foi um sonho arquitetado pelo Deus Criador (entende?), Ele deixou-se conhecer e cada vez mais desejava dar-nos participar da Sua Divindade. Por eras, séculos, manifestou-se através dos profetas que, desde o antigo testamento, faziam questões de agrupar os fiéis, constituindo-os como povo de Deus. De tal sorte, o próprio Deus fez aliança com o povo de Israel, prometendo-lhe liberdade do jugo. Tal promessa veio concretizar-se em Cristo Jesus.


Com efeito, a Igreja foi criada a partir da pregação de Jesus e, por Ele mesmo fora constituída como Aquela que terá força até mesmo sobre as portas do Inferno não prevalecerão sobre Ela, ou seja, o próprio Jesus profetizou que nenhum força, senão a Divina, haverá que interferir nos rumos desta Igreja. 

Acho ainda mais encantador o fato do Catecismo afirmar que a nossa Igreja antes de ser Petrina (S. Pedro), foi Mariana, ou seja, Maria quem aceitou o plano do Senhor, permitindo que seu ventre gerasse o Filho do Homem. Assim sendo, por ser Mãe de Jesus e da Igreja, por que não chamá-la de nossa Mãe também?

É comum ouvir que a Igreja nasce com o sangue e a água que jorram das chagas do Senhor, haja vista que aquele é o momento da Revolução, aquele foi o momento em que, de fato, tudo se consumou. Ressalte-se que, originalmente, o próprio Cristo quem deu a Pedro a missão continuar o trabalho por Ele iniciado, afirmando que sobre o próprio Pedro seria construída a Igreja (Cf. Mt. 16,18). Ato contínuo, por volta do ano 30, houve o Pentecoste, ocasião em que Maria, Pedro e os Apóstolos receberam o Batismo do Espírito Santo, empós o que puderam então sair para dar continuidade ao anúncio Evangélico.


Em Pentecostes, "a Igreja se manifestou publicamente diante da multidão e começou a difusão do Evangelho com a pregação" (Ad Gentes, n. 4). Esta assembléia inicial, esta kahal, ekklesia, igreja, é o princípio. Recebida a ação do Paráclito, manifestando, então, o prodígio das línguas, Pedro dirigiu-se à multidão reunida na praça e fez uma memorável pregação. Muitos se converteram, especialmente judeus vindos da Diáspora. Estes levaram a Boa Nova aos seus locais de origem, o que provocou o surgimento, bem cedo, de comunidades cristãs em Damasco, Antioquia, Alexandria e mesmo em Roma. Alguns helenistas, no entanto, permaneceram em Jerusalém. Para cuidar de suas necessidades materiais, os apóstolos escolheram sete diáconos.
Filipe, um dos sete, evangelizou em Samaria (foi lá que Simão, o Mago, ofereceu dinheiro aos apóstolos Pedro e João em troca do Espírito Santo, donde o termo simonia - tráfico de coisas sagradas e de bens espirituais) e anunciou à Boa Nova a um etíope, funcionário da casa real de Candace. Estevão era o diácono que mais se destacava. Por sua pregação incisiva, é detido pelas autoridades judaicas, julgado e apedrejado como blasfemador. Torna-se o primeiro mártir da História da Igreja. Enquanto é assassinado, perdoa os seus perseguidores e entrega, confiante, a sua vida nas mãos de Jesus. O manto de Estevão foi deixado aos pés de um jovem admirador do ideal farisaico chamado Saulo.
Então, a partir da conversão de Saulo e sua consequente união a Jesus e aos apóstolos, a pregação expandiu-se, indo cada vez a locais mais distantes.
É sabido que a manifestação da fé em Jesus Cristo era proibida, ou seja, era difícil encontrar 'loucos' que assumissem ser cristãos. Se era difícil manifestar uma fé cristã, avalie construir um templo cristão?
Pois bem, nos idos do ano 200 D.C. é que começaram a surgir as primeiras Igrejas (Templos), as quais, segundo o Código Canônico, são tidas como "um edifício sagrado dedicado ao culto divino, principalmente para que possa ser usado por todos os fiéis para o exercício público do culto", ou seja, não é um lugar qualquer récem alugado, como vemos por aí a fora. 
Cumpre regsitrar que no mesmo local em que Pedro foi supliciado, foi construído o mais importante monumento Católico: A Basílica de São Pedro, hoje inserta no Estado do Vaticano.



É imprescindível destacar que nossa história foi feita com o sangue de homens, a começar por Cristo, que não se omitiram em fazer o necessário para levantar a Salvação adiante e, acima de tudo, defender sua Fé! Se fosse falar aqui faria uma postagem gigantesca, a qual abarcaria as construções, monumentos, decretos, livros, Código Canônico, os Papas, a Confecção da Bíblia etc.


Uma coisa eu afirmo, não vale a pena abandonar Aquela que tem um arcabouço bimilenar para aderir à falsas doutrinas que, sem dúvida, surgem por estrita desobediência.

Por fim, desejo deixar consignados os atributos da Igreja: Católica, Apostólica, Santa e Una.

Inicialmente, a Igreja é Católica, termo que "significa 'universal' no sentido de 'segundo a totalidade' ou 'segundo a integralidade'. A Igreja é católica em duplo sentido. É católica porque Cristo está presente. (...)Ela é católica porque é enviada em missão por Cristo à universalidade do gênero humano" (Cf. §§ 830-831). A Igreja é apostólica por ser fundada sobre os apóstolos, e isto é em um tríplice sentido: a) foi e continua sendo construída sobre o fundamento dos apóstolos; b) ela conserva e transmite, com a ajuda do Espírito que nela habita, o ensinamento, o depósito preciso, as palavras ouvidas da boca dos apóstolos; e c) ela continua a ser ensinada, santificada e dirigida pelos apóstolos, até a volta de Cristo.A Igreja é indefectivelmente santa, sem mancha e sem ruga, porque o próprio Deus nela habita, santificando-a por sua presença. Cristo (Filho de Deus) que com o Pai e o Espírito Santo é proclamado o "único Santo", amou a Igreja como sua esposa. Por ela se entregou com o fim de Santificá-la. Uniu-se a si como seu corpo e cumulou-a com o dom do Espírito Santo, para a Glória de Deus. (§ 823). O pecado dos fiéis não lhe pertence. Só em sentido derivado e indireto se pode falar de "Igreja pecadora". A Igreja é UNA por sua fonte: "Deste mistério o modelo supremo e o princípio é a unidade de um só Deus na Trindade de pessoas, Pai e Filho no Espírito Santo. A Igreja é UNA por seu fundador: "Pois o próprio Filho encarnado, príncipe da paz, por sua cruz reconciliou todos os homens com Deus, reestabelecendo a união de todos em um só povo, em um só corpo".

Amado (a), isso é tradição, esta é a IGREJA. Em todas as Igrejas Católicas do mundo, hoje (agora), onde quer que haja uma Celebração ela está interligada à esta Instituição sagrada. Sempre que nos reunimos, participamos do mesmo sacrifício que Jesus nos mandou celebrar desde sua última ceia, em memória dEle e com a sua presença eucarística. Quando estiveres fraco, sem rumo, sem resposta, sem sentido, vá à Santa Missa. E encontre o sentido único desta imensa religião!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Meu irmão...

Nosso entrevistado de hoje é Edson Filho, meu irmão e parceiro aqui neste Blog, recém convidado à presente entrevista:

Sua missão será, em breves palavras, responder os seguintes questionamentos:

1) Descrever a importância da Preparação para 1ª Eucarístia.

(EDSON FILHO):
- Gente, em primeiro lugar, eu acho essa preparação (catecismo) mais que importante e se vocês não sabem o porquê, eu lhes direi: uma das coisas mais importantes na nossa vida é aprender a vida de Jesus. As vezes algumas pessoas amam como ídolos alguns artistas, mas isso não é necessário, porque o verdadeiro exaltado deve ser, sem dúvidas, JESUS. 
Exatamente porque Ele foi a única pessoa que se sacrificou numa Cruz por nós e é por isso que eu acho importante essa preparação...  

2) O que você tem aprendido nos encontros?

(EDSON FILHO):
- Nos encontros tenho aprendido sobre algumas histórias dos Santos, como por exemplo Nossa Senhora Aparecida e Santa Teresa D'Avila, sobre o que são parábolas, sobre os 10 mandamentos, a importância da 1ª Comunhão, sobre os samaritanos, etc.
Oração foi ensinada como hora de conversar com Deus mais ação (atitude) de falar com Deus. A oração deve ser feita de manhã, de noite e a qualquer hora sendo espontânea.

3) Você tem gostado?
(EDSON FILHO):
- Sim, porque agente brinca muito, agente tem aulas de uma forma diferente ("ilustradas"), agente diz a opinião que acha do assunto, agente reza junto a "oração do começo e a oração do final", participa da Missa todos os terceiros sábados do mês, pois é a Missa das Crianças aqui na Paróquia São João Batista.

4) Testemunho:
(EDSON FILHO):
"Em um dia ganhei minha bicicleta de Natal, mas não sabia andar, tentei bastante e tive pouco sucesso. Dois dias depois, a noite, quando fui dormir, pedi a Jesus para aprender a andar e no outro dia que eu subi consegui sair até que aprendi a andar, em menos de três dias".


5) Mensagem para os leitores deste BLOG:
(EDSON FILHO):
- "Que deve sempre acreditar em Jesus!"

UM BEIJO EDSON FILHO.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Debaixo do céu, há momento para tudo!

Jesus é o Senhor. Ele nasceu por nós, Ele é Deus conosco, Principe da Paz, Conselheiro Admirável. Que Ele nos direcione à conversão.

O motivo principal pelo qual venho até aqui é fazer-lhes (blogueiros, twitteros e usuários do Face) um pedido de desculpas, pois por sempre somos obrigados a tomar decisões, estabelecer metas, compromissos que sempre nos impõem algumas consequências.
Nesse íntere, informo que oficialmente estou reduzindo (mais de 70%) minha permanência diante da Rede Mundial de Computadores, redes sociais e derivados. Isso porque:

"Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir; tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar; tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se. Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar; tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz." (Ecle 3,1-8)

Em qual tempo você está? Qual a sua meta para 2012?

Certamente, encontro-me num tempo favorável, um tempo em que meu objetivo é alcançar aperfeiçoamento pessoal, missionário e profissional, portanto, impondo-me (não por culpa de Deus) maior zelo para com tais atribuições.

É cediço que sou acadêmico do Curso de Direito, matriculado no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPE), mais especificamente no 9º período (5º ano de curso) e, assim como boa parte dos alunos desse curso, pretendo prestar exame de ordem, a fim de aferir aptidão para o exercício da atividade advocatícia. Pois bem, como supra explicitado, o próximo exame será no próximo mês (05/02/2012), trazendo consigo o conteúdo de todo o curso, inclusive do que eu não estudei ainda.
Assim sendo, ainda não tenho dedicado-me ao estudo com total afinco, havendo em mim maior desejo de assegurar um bom preparo para este exame e, se Deus assim o permitir, conseguir minha Carteira da OAB.
Por conta disso, meu tempo ficará restrito a partir da próxima semana (09/01), tendo em vista que voltei ao meu estágio no Ministério Público, motivo pelo qual, presumo, que só poderei acessar a internet uma vez por dia, em tempo igual ou menor que 30 minutos.
Por fim, agradeço a compreenssão de todos e peço que me incluam em suas preces, a fim de que o Espírito Santo me fortaleça nessa etapa árdua, bem como Ele mesmo me relembre daquilo que fora matéria de meu estudo.

Vejam só quais são minhas maiores companhias esses dias:
Arsenal Bélico