Impressionante ver como nós buscamos tormar partido em nossas realidades cotidianas, fazendo que sejamos partícipes numa das maiores injustiças sociais: ExClUsÃo SoCiAl.
Tiramos do nosso convívio pessoas que valem a pena ou que merecem um tratamento maior e nós, que por meio de más influências, retiramos essas pessoas do nosso convívio, deixando-as reféns da própria sorte.
O real sentido humano é valorizado na distância, pois é quando estamos distantes que nos relembramos de como FULANO ou CICLANO agia, ajudando, suprindo e, muitas vezes, abrindo mão da própria vontade para agradar-nos.
É necessário que sejamos atentos para aqueles que "infernizam" nossa vida para que tomemos partido em alguma causa, pois na realidade a maior causa é aquela que nos traz o bem, palavra que não é sinônimo de satisfação pessoal.
Ontem a noite saí com Renato Britto Teodicéia à um sítio muito distante (Distrito de Sapé/PB) para falar um pouco do que é a realidade de viver numa comunidade e lá me senti muito a vontade para falar que muitas vezes nossa vontade contradiz os princípios de outrem, mas nem por isso devemos nos achar mais certos e/ou perfeitos que os demais. A comunidade, Grupo, Família, Irmandade, Fraternidade, Comunidade ou qualquer outro nome que você quiser dar não é feita apenas de ambientes estruturais (prédios, casas, Igrejas), vez que a comunidade é o seguimento individual que cada um tem e, ao externá-lo, percebe que é idêntico ao dos demais.
Naquela Comunidade observei que preexistem os mesmos problemas que nos demais locais, porém a vontade de reavivar aquele povo foi/é o que dá força para recomeçar.
Nessa hora que eles se dão conta que deve-se optar pela INCLUSÃO SOCIAL, ao invés da exclusão.
"(...)E eu dizia que a árvore boa não pode dar maus frutos, nem tampouco a má bons frutos. Toda árvore será conhecida pelo fruto." Mt 7.
O ideal é que todos tenhamos em mente a importância de se buscar a mudança e, acima de tudo, o companheirismo, pois sempre digo que a VIDA (própria ou alheia) não é um jogo em que um sempre deve sair perdendo, mas é uma prova difícil em que só vencerá aqueles que puder carregar todos: JESUS.
Esse é o desfecho dessa postagem que tantos pensam que estão caminhando pelo caminho estreito, mas não o estão. Tantos abrem a boca e exclamam seus talentos e experiências, mas, por vezes, é tão medíocre quanto um iniciante que desconhece as contradições ocultas das comunidades ou quaisquer das demais que já foram citadas.
Destarte, é necessário mudarmos sempre de direção para permanecemos rumo ao mesmo caminho, o da salvação. Falo isso porque ontem imaginei que fosse desistir de tudo e, Graças ao Chamado de DEUS e o convite de Renato Britto, tive a possibilidade de lembrar-me do que eu sou: LUZ DO MUNDO.
É chegada a hora, e é agora, em que você deve lembrar-se verdadeiramente de todos os votos com a verdade (JESUS) e deixar que apenas ELA (verdade) te guie até o fim.
"Alegrai-vos sempre. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vontade de Deus a vosso respeito. NÃO EXTINGAIS O ESPÍRITO SANTO. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom. Guardai-vos de toda a espécie de mal. O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! Fiel é aquele que vos chama, e o cumprirá."(1Ts.5,16-22)

Nenhum comentário:
Postar um comentário